Brasil – O secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, disse que a Força Nacional atuará na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira, dia 7 de Setembro.

“A Força Nacional participou hoje da reunião. Foi oferecida [ajuda] em conversa entre a vice-governadora, Celina Leão, e o ministro Flávio Dino. Não temos a mínima vaidade. Toda ajuda é necessária. Toda ajuda será aceita. E, na medida do possível, a gente vai encaixar no planejamento. Já há previsão, a gente só está discutindo efetivamente a quantidade, mas será muito bem-vinda e empregada”, afirmou, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (4/9).

Segundo Patury, não há nenhuma manifestação organizada para 7 de Setembro, segundo dados coletados e analisados até o momento.

“Até o momento, não registramos nada efetivo ou organizado que possa, de alguma maneira, comprometer a segurança de 7 de Setembro. Não quer dizer que não possa ocorrer. Por isso, estamos vigilantes”, afirmou Patury em coletiva de imprensa.

De acordo Patury, as informações analisadas não indicam consistência de ato organizado que possa causar temor durante o evento em comemoração à Independência do Brasil. “Mas sempre avaliaremos e não descartaremos nenhuma informação”, declarou.

O delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, disse que a corporação tem monitorado, na Deep Web e na internet aberta, movimentações sobre o dia 7 de Setembro, mas nada organizado foi identificado: “Até na data de hoje, não identificamos nenhum ponto quente que poderia eventualmente, no 7 de Setembro, trazer algum transtorno maior no evento”.

PMDF

O 02 da Secretaria de Segurança Pública do DF disse que a pasta aprendeu com as falhas ocorridas em 8 de janeiro, data em que vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

“Nunca os órgãos, sejam do governo federal ou distritais, estiveram tão juntos, tão unidos. As nossas inteligências são praticamente uma só”, declarou. “Nós conseguimos reagir em velocidade enorme e tudo isso é aprendizado. Muitas vezes, é o aprendizado na dor que nos fez crescer”, enfatizou.

Patury elogiou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para desvincular o trabalho da corporação da recente prisão e denúncia contra sete oficiais que integravam a cúpula da PMDF no dia dos atos antidemocráticos.

“Temos grandes instituições, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o Detran, mas não posso deixar de afirmar o orgulho que temos da Polícia Militar do Distrito Federal. Não podemos confundir, sem entrar no mérito, CPF com CNPJ, pessoas com instituições. A PMDF é uma polícia bicentenária e merece nosso respeito e nossa admiração”, disse.

O comandante-geral da PMDF, coronel Adão, declarou que o efetivo da corporação será maior do que o empregado na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no dia 7 de Setembro do ano passado. “A população pode ficar tranquila”, declarou o coronel.

Patury reforçou que a população pode ficar segura. “É um momento cívico, importante e a gente não vai perder por medo. Nós estaremos lá como nunca estivemos antes. Nós estaremos unidos como nunca estivemos antes. No dia 7, nada vai acontecer, com fé em Deus e com os órgãos de segurança”, disse.

Organização

A Esplanada dos Ministérios será fechada para trânsito às 21h da quarta-feira (6/9). O diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran) alertou que o órgão estará presente com 50 viaturas caracterizadas e algumas à paisana.

No dia 7 de Setembro, os pontos de acesso à Esplanada, onde ocorrerá o evento público, haverá pontos de revista.

Veja a lista de itens proibidos no 7 de Setembro, em Brasília:

Fogos de artifício e similares
Armas em geral
Apontador a laser ou similares
Artefatos explosivos
Sprays e aerossóis
Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
Garrafas de vidro e latas
Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.

Fonte: Metrópoles