BRASIL – No intuito de promover um evento ocorrido no final do mês passado, a ala feminina do Partido Liberal (PL) no Pará lançou um outdoor que trouxe à tona uma controvérsia. A peça publicitária exibiu a imagem de sete políticos do sexo masculino, incluindo os deputados federais Gustavo Gayer (GO), Nikolas Ferreira (MG), Delegado Caveira (PA), Éder Mauro (PA), Joaquim Passarinho (PA) e os estaduais Delegado Toni Cunha e Rogério Barra, destca o jornal O Globo.

O outdoor apresentava uma mensagem que dizia: “Mulher que faz acontecer”, acompanhada das fotos dos sete políticos. A divulgação ocorreu na localidade de Serra de Carajás, próxima a Parauapebas, onde o evento aconteceu.

Entretanto, a iniciativa do PL Mulher foi alvo de críticas contundentes nas redes sociais. Muitos usuários apontaram a ausência da foto da presidente nacional do partido, Michelle Bolsonaro, questionando a decisão de destacar apenas políticos do sexo masculino em uma ação que deveria envolver a promoção das mulheres na política.

Um internauta classificou a ação como “misoginia”, enquanto outro relembrou um episódio anterior envolvendo Nikolas Ferreira. Em março, no Dia Internacional da Mulher, o deputado subiu à tribuna do Congresso para criticar a presença de transexuais na política, o que gerou polêmica na época.

Outro usuário comentou: “Depois vai na tribuna do plenário dizer que as mulheres trans estão roubando espaço das mulheres. Queridos! Vocês fazem isso.”