• Amazonas – Para inspirar mudanças e promover ações sustentáveis, o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), vai muito além de música, arte, cultura, criatividade, espaços inovadores e a sensação de pertencimento do centro histórico da capital.

    Unindo milhares de pessoas e promovendo o movimento por um mundo melhor, as ações de sustentabilidade com a produção de resíduos durante os três dias de festival está a cargo da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), com uma equipe de mais de 150 pessoas, incluindo 60 catadores de material reciclável, que estão se revezando em toda a gigantesca área de realização do evento, que conta com os sete palcos, espaços gastronômicos, artes urbanas e complexo com as ruas para transição entre as atrações.

    Três associações de catadores participam dos trabalhos nesta edição, sendo elas a Cooperativa Aliança, a Recicla Manaus e a Lixo e Cidadania, conforme explica o coordenador da Coleta Seletiva da Semulsp, Luiz Paz Loureiro.

    “Estamos atuando com os três grupos e temos uma tenda no local. Os catadores saem recolhendo os resíduos e quando chegam na tenda já realizam a triagem. O material está sendo recolhido diretamente de onde está sendo gerado e levado para o ponto de triagem. Lá, os resíduos são acondicionados nas big bags e depois levados para pesagem, para que possamos ter a quantidade ao final do evento”, comentou Loureiro.

    Catador há 22 anos, Pedro Costa de Oliveira, 61 anos, tem formação como educador ambiental e está trabalhando na tenda de seleção de materiais.

    “Aqui fazemos uma ação de ‘uma mão ajuda a outra’, e contamos com a conscientização da população. Essa é a nossa vida, de ajudar na reciclagem, tendo uma renda extra e digna durante o festival”, disse o catador profissional.

    Com 11 filhos e cinco netos, Oliveira manda um recado para todos que desejam um mundo melhor: “sempre é possível ter uma lixeira ou um saco para reunir o seu lixo e não jogar nos rios, para deixá-los mais limpos para o futuro”.

    Equipe

    Uma equipe de educadores ambientais também está em ação no “#SouManaus Passo a Paço 2023” fazendo abordagens, distribuindo material e ajudando na conscientização da sociedade, com sensibilização, um trabalho permanente de cunho educativo, com relação ao descarte correto de seus resíduos nos pontos de coleta que estarão espalhados pelo evento.

    Limpeza e educação ambiental

    A Semulsp está mobilizada para garantir a limpeza pública em todo o perímetro do Paço da Liberdade durante os dias de evento. Os serviços incluem capinação, lavagem, varrição das ruas e áreas comuns.

    A preocupação ambiental do prefeito David Almeida fará com que o #SouManaus 2023 também garanta a compensação ambiental aos impactos gerados por um evento desse porte. A iniciativa concede ao festival o Selo de Sustentabilidade BMV, empresa referência nessa área.

    A estimativa de impacto ambiental será compensada com o apoio ao desenvolvimento sustentável de quatro áreas de preservação na Amazônia, onde vivem agricultores familiares.

    Dessa forma, a compensação feita pela prefeitura ajudará na manutenção de 27 serviços ecossistêmicos, dentre eles: 3.881.58 metros quadrados de vegetação nativa; 1.749/unidades de hectares de espécies da fauna; 546/unidades de hectares de flora; além de 101.72 metros cúbicos de madeira.

    ONU

    O festival “#SouManaus Passo a Paço 2023” é um evento alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e integrado ao Programa de Revitalização do Centro Histórico de Manaus. É também um potencial incentivador das boas práticas de educação ambiental e de desenvolvimento social. Diariamente são retiradas, em média, 28 toneladas de lixo dos igarapés.

    A ação de entrega das garrafas PET, além de educar, proporciona geração de renda às famílias de catadores. Os alimentos doados apoiarão ações de combate à pobreza, à fome, à miséria e à desnutrição.

    Programação

    O #SouManaus 2023 terá mais de 150 horas de programação cultural, sete palcos, 70 estações de gastronomia, artesanato e economia criativa, espaço urbano, desfile de moda, oficinas, 13 atrações nacionais, uma internacional e mais de 70 bandas e DJs locais.

    O festival segue até esta quinta-feira, 7/9, no entorno do Paço Municipal, no Centro Histórico de Manaus, com expectativa de reunir meio milhão de pessoas nos três dias, de modo rotativo, inserindo a capital definitivamente no circuito de grandes eventos no país.