BRASIL – O jornalista bolsonarista Alexandre Garcia espalhou uma fake news bizarra no YouTube. Em participação no Oeste Sem Filtro, Garcia afirmou que comportas de represas foram abertas para que se inundassem cidades do Rio Grande do Sul.

Alexandre Garcia, que foi porta-voz do general João Batista Figueiredo, o último líder da ditadura militar brasileira, comentava a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, que até agora deixou 46 mortos, e disse que “é preciso investigar porque não foi só a chuva”.

“A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo”, afirmou em seu delírio.

“Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente”.

A cascata de mentiras prosseguiu: “Imagina a ponte de ferro que caiu, que foi levada: o pilar da ponte tem uma altura que equivale a um prédio de seis andares. E a água subiu de repente”.

Veja: