BRASIL – O presidente Lula (PT) oficializou nesta quarta-feira a posse dos novos ministros de seu governo em uma cerimônia que contrastou com o tradicional aparato e pompa das trocas ministeriais. Silvio Costa Filho assumiu a pasta de Portos e Aeroportos, enquanto André Fufuca se tornou o novo Ministro dos Esportes. Além disso, Márcio França foi nomeado para a recém-criada pasta da Pequena e Média Empresa.

A cerimônia ocorreu a portas fechadas no gabinete presidencial, no Palácio do Planalto, e não estava inicialmente listada na agenda oficial do presidente como um evento de posse. Ao invés disso, seus assessores trataram o evento como uma simples “reunião”. Essa mudança abrupta de protocolo surpreendeu muitos, já que as posse ministeriais anteriores eram marcadas por discursos, a presença de autoridades e parlamentares, e realizadas em salões nobres do Planalto.

A inusitada cerimônia reservada gerou desconforto em alguns setores do Centrão, que já havia expressado críticas à demora na realização da reforma ministerial que abriu espaço para partidos como o PP e o Republicanos no governo, informou a Folha de S.Paulo. Para membros desse grupo, a falta de uma posse ostensiva no Palácio do Planalto demonstrou uma falta de prestígio por parte do presidente em relação aos novos ministros indicados pelo Centrão.

O líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, comentou sobre a posse discreta afirmando que “não incomoda de maneira nenhuma” essa situação e que a bancada estava tranquila com o convite para a transmissão de cargo, que ocorreria mais tarde no dia.

A reforma ministerial, que culminou na nomeação dos novos ministros, foi uma estratégia de Lula para fortalecer sua base de apoio no Congresso Nacional e avançar com suas propostas políticas. Durante uma transmissão semanal anterior, o presidente Lula enfatizou a dificuldade de demitir ministros para cumprir acordos políticos, mas destacou a importância de construir uma base sólida no Congresso para sua governabilidade.

O anúncio dos novos ministros já havia sido discreto, com poucos gestos públicos do presidente. Fufuca e Silvio Costa Filho foram anunciados através de uma breve nota da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), que também tratou do remanejamento de Márcio França. Lula não apareceu em nenhuma imagem ao lado dos novos ministros, apesar de tê-los recebido no Palácio da Alvorada antes do anúncio oficial.

Esta não é a primeira vez que Lula opta por uma posse discreta. Em outra ocasião, a troca no Gabinete de Segurança Institucional ocorreu sem alarde devido às suspeitas de conivência com manifestantes golpistas. Também houve uma demissão no Ministério do Turismo, que foi seguida por uma cerimônia pomposa para a posse de seu substituto, Celso Sabino, com a presença de ministros e líderes do governo no Congresso.