MUNDO – O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o atual presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontraram em Nova York, em um evento que trouxe à tona a importância da diplomacia como solução para os conflitos internacionais. Lula ressaltou que “uma mesa de diálogo é muito mais barata do que uma guerra”, reforçando a necessidade de se buscar alternativas pacíficas.

Em um ambiente carregado de tensões globais, a reunião entre Lula e Zelensky, ocorrida em um hotel na cidade americana, foi um momento de reflexão sobre a busca incansável pela paz em meio a conflitos geopolíticos. Lula, que estava prestes a retornar ao Brasil após sua visita de quatro dias a Nova York, enfatizou a importância desse encontro.

“Foi a reunião que deveria acontecer e precisava acontecer. Eu ouvi a história de Zelensky e destaquei a necessidade de construir a paz, além de encontrar um grupo de países amigos que possa apresentar uma proposta equilibrada para as partes envolvidas”, declarou Lula.

O presidente brasileiro defendeu a criação de uma mesa de negociação como uma maneira de pôr fim ao conflito e buscar uma solução pacífica, enfatizando que essa abordagem é mais humanitária e econômica em comparação com os custos devastadores de uma guerra.

“Eu disse ao presidente Zelensky que é fundamental estabelecer uma mesa de diálogo para encerrar o conflito e encontrar uma solução. Uma mesa de diálogo é muito mais econômica em termos de vidas e recursos do que uma guerra. Não há vítimas, mortes ou disparos”, destacou Lula.

Lula reconheceu a complexidade do caminho para a paz, mas enfatizou que é o único caminho viável. Sua iniciativa de enviar seu assessor para assuntos internacionais, Celso Amorim, à Rússia e à Ucrânia, demonstra seu compromisso com a promoção da paz. O encontro entre Lula e Zelensky destaca a importância do diálogo e da diplomacia como meios de enfrentar desafios globais, oferecendo uma perspectiva de esperança em um mundo frequentemente marcado por conflitos e tensões. Ambos os líderes mostraram determinação em buscar soluções pacíficas, reafirmando que, de fato, uma mesa de negociação é uma alternativa mais sábia e humanitária do que a guerra.