Brasil – A Polícia Civil do Tocantins prendeu, na tarde de quinta-feira 21, o pastor Osório José Lopes Júnior, acusado de aplicar golpes em mais de 50 mil pessoas.

Segundo investigações, o homem, de 43 anos, liderava um grupo criminoso por meio das redes sociais. A quadrilha cometia crimes como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e estelionatos.

O pastor induzia as vítimas a investirem montantes em dinheiro e prometia a elas lucros milionários.

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), da Polícia Civil do Distrito Federal, coordenou a ação que levou à prisão de Osório.

Quem é o pastor acusado de aplicar golpes?

Até então foragido por aplicar golpe milionário em mais de 50 mil vítimas no Brasil e no exterior, o pastor responde a uma série de processos de estelionato. Carismático e com oratória afiada para usar passagens bíblicas com a intenção de reforçar um discurso de fé, ele ganhou fama e dinheiro nos últimos anos.

De acordo com as vítimas de Osório, o líder religioso morava em um condomínio fechado de Alphaville, bairro nobre de São Paulo.

Há nove anos, o pastor viaja país afora e, com a ajuda dos sócios, capta novos investidores interessados em receber até cem vezes o valor aportado.

As vítimas, na maioria das vezes, são fiéis de igrejas evangélicas, parentes e amigos próximos ao pastor. Em apenas um dos grupos criados no Telegram, usado para cometer os crimes, os golpistas tinham cerca de 8 mil “clientes”.

Fonte: Revista Oeste