
Brasil – A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, 27, três requerimentos de convite a ministros de Estado sobre a primeira-dama, Janja.
A autoria dos três documentos pertence ao deputado federal Evair de Melo (PP-ES). Inicialmente, o pedido era para convocar os chefes das pastas, mas os requerimentos foram convertidos em convites. Nesse caso, os ministros podem aceitar ou não a solicitação.
“Peço esclarecimentos sobre as notícias relacionadas à possibilidade e competência da primeira-dama, Janja, em assumir a agenda presidencial”, informou o parlamentar.
Os requerimentos são direcionados aos ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República).
Em 15 de setembro, o jornal Folha de S.Paulo publicou que o presidente Lula “deve despachar do Palácio da Alvorada por cerca de um mês depois da cirurgia que fará no quadril direito para tratar de uma artrose”, na sexta-feira 29.
Conforme o jornal, nesse período, a agenda do petista ficaria também submetida a Janja, o que teria causado “temor” nos ministros, uma vez que eles não “gozam de total simpatia” por parte da primeira-dama.
Contudo, o veículo não faz menção à “agenda presidencial”, apenas ao termo “agenda”. Em nota, o Palácio do Planalto negou que Janja assumiria o comando do Poder Executivo enquanto Lula estiver se recuperando.
Segundo a Constituição Federal, o cargo e as atribuições do presidente da República são assumidos na seguinte ordem: vice-presidente, presidente da Câmara, presidente do Senado e presidente do Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Revista Oeste