Brasil – Aildo Francisco Lima (foto em destaque), conhecido como Bahia, foi preso em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (27/9), durante nova fase da Operação Lesa Pátria. Ele tem 53 anos, é morador de Campo Limpo Paulista, interior de São Paulo, e é apontado como um dos invasores do Supremo Tribunal Federal (STF) no ato golpista de 8 de janeiro, na Esplanada dos Ministérios.

De acordo com a Polícia Federal, no dia da invasão, Aildo transmitiu uma live sentado na cadeira do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Na 17ª fase da Operação Lesa Pátria, a Polícia Federal (PF) cumpre três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão. Todos foram expedidos pelo STF, para alvos no Distrito Federal, em São Paulo, no Paraná, em Minas Gerais e Goiás.

Além de Aildo Francisco Lima, são alvo de mandado de prisão Basilia Batista, também moradora de São Paulo, e a advogada Margarida Marinalva de Jesus Brito, do DF.

Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão, estão: Danilo Silva e Lima (GO), Osmar Pacheco da Silva (GO), Wanderley Zeferino da Silva (GO), Luciene Beatriz Ribeiro Cunha (MG) e Erli Antonio Fernandes (MG).

O objetivo dessa etapa da operação é identificar participantes que financiaram os ataques antidemocráticos realizados em 8 de janeiro deste ano.

Naquele dia, milhares de pessoas entraram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Além da prisão dos envolvidos na data, a PF está atrás de pessoas que “instigaram, financiaram e fomentaram os fatos”.

Fonte: Metrópoles