MANAUS – A praia da Ponta Negra deve ser interditada em razão da intensa seca que atinge o estado do Amazonas. A Prefeitura de Manaus sinalizou, na quinta-feira (28), que o espaço será fechado assim que o nível do Rio Negro chegasse a marca de 16 metros. Nesta sexta-feira (29), a cotação do rio atingiu a cotação de 15,88 mentros.
Devido o movimento de subida e descida das águas, é natural o surgimento de buracos e depressões no solo, o que oferece risco à vida de banhistas.
Além disso, em 2013 a Prefeitura de Manaus assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público do Amazonas (MP/AM) em que se compromete em fechar a praia quando a cota de 16 metros for alcançada.
Situação de Emergência
O prefeito David Almeida (Avante) assinou decreto que declara situação de emergência em Manaus por conta da estiagem, que aflinge de modo mais grave as zonas rural e ribeirinha da capital.
A Defesa Civil do Amazonas afirma que a seca já levou 19 municípios a decretarem situação de emergência, outros 36 estão em situação de alerta.