AMAZONAS – O Amazonas segue sentindo os impactos da seca histórica que atinge o estado e, dessa vez, a Prefeitura de Manaus anunciou o encerramento do ano letivo em escolas de comunidades ribeirinhas, localizadas às margens do Rio Negro.

Manaus já está em situação de emergência em decorrência da vazante e tem registrados dias de calor intenso. Na segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a marca de 39,7ºC, a maior do ano. A previsão do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é que a seca do Rio Negro atinja seu ápice na segunda quinzena de outubro.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que o fim do ano letivo nas escolas ribeirinhas estava previsto para o próximo dia 17, mas foi antecipado para esta quarta-feira (4). O calendário das escolas do Rio Negro é diferente das escolas da região urbana devido à cheia e à vazante dos rios.

“Nós já estamos com praticamente 95% do calendário letivo concluído, porque lá as aulas iniciam antes. Então, os alunos das 48 escolas que temos nas 55 comunidades ribeirinhas vão passar a ter o ensino remoto. Nós estaremos também enviando mantimentos nos próximos dias para essas famílias”, afirmou o prefeito David Almeida.