MUNDO – O canal HispanTV afirma que o movimento palestino Hamas enviou apenas 2 mil de seus combatentes para o ataque contra Israel, e que mais de 40 mil homens estão preparados, na Faixa de Gaza, para travar uma “longa batalha”.

Ali Baraka, representante do Movimento de Resistência Islâmica Palestina (Hamas) no Líbano, negou que a operação militar contra Israel tenha recebebido ajuda do Irã e afirmou que “apenas poucos líderes do Hamas estavam cientes”.

Baraka também condenou a declaração conjunta assinada pelos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França, em que manifestaram apoio ao estado de Israel.

“Consideramos a sua posição como uma cobertura e um estímulo para a continuação da ocupação e a escalada dos crimes sionistas contra o nosso povo indefeso”, afirmou.

Abu Obeida, porta-voz das Brigadas Ezzedin Al-Qassam, braço armado Hamas, classificou como ridícula a ameaça de Israel de fazer guerra contra o grupo. “Os batalhões de Al-Qassam ainda estão no controle da guerra. Estamos prontos para uma longa batalha e estamos prontos para qualquer possibilidade”, declarou.