Redes Sociais – O Google informou na 3ª feira (10.out.2023) que repeliu o maior ataque hacker já sofrido em sua história. Em postagem feita no blog da empresa, a plataforma disse que a investida, realizada em agosto de 2023, foi 7,5 maior do que o último grande ataque hacker, que havia sido em 2022. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 1 MB, em inglês).

O ataque consistiu em uma enxurrada de requerimentos de acesso ao site para sobrecarregar os servidores da empresa e interromper a prestação de serviços. Esse tipo de ataque é conhecido como ataque de DDoS (Distribuição de Negação de Serviço).

No mesmo dia do anúncio do Google, a Amazon e a companhia de serviços de segurança e tecnologia online Cloudfare também reportaram tentativas do mesmo tipo em agosto. Eis a íntegra da nota da Amazon (PDF – 302 KB, em inglês) e a íntegra da Cloudfare (PDF – 499 KB, em inglês)

Segundo o Google, o ataque hacker foi capaz de enviar 385 milhões de solicitações de acesso por segundo durante 2 minutos. O montante de requerimentos realizados nesse período de tempo foi o equivalente a todos os acessos de posts da Wikipedia em setembro. A companhia não conseguiu identificar os autores do ataque.

A plataforma comunicou que os ataques ainda acontecem, mas tranquilizou seus usuários de que os sistemas de segurança do site são capazes de conter essas investidas. A companhia também disse que trabalha com outras empresas do setor para aplicar estratégias que impeçam a atuação dos hackers.

“Para proteger o Google, nossos clientes e o resto da internet, ajudamos a liderar um esforço coordenado com parceiros do setor para compreender a mecânica do ataque e colaborar nas mitigações que podem ser implementadas em resposta a esses ataques”, disse a empresa.

Em sua nota, a Amazon informou que os ataques DDoS para incapacitar os serviços da empresa também ocorreram no final de agosto e houveram tentativas menores ao longo de setembro. A Amazon declarou foi capaz de bloquear a ação dos criminosos, mas segue em estado de alerta.

Fonte: Poder 360