MANAUS – O Rio Negro alcançou, nesta segunda-feira (16), a marca de 13,59 metros e seca de 2023 se torna a pior da história de Manaus.

Dados do porto da capital que monitora a subida e descida das águas, apontam que essa marca supera a vazante de 2010, quando o Rio Negro desceu 13,63 metros. Até então, essa era a pior seca já registrada desde 1902, quando as medições iniciaram.

13 anos depois, o rio deve descer ainda mais. Segundo o Porto de Manaus, o Rio Negro está descendo uma média de 13 centímetros por dia.

Já em setembro, o Serviço Geológico do Brasil (CRPM) emitiu um relatório onde apontava que o ápice da estiagem deveria ocorrer nesta segunda quinzena de outubro, o que vai refletir ainda mais no cenário de calamidade da cidade.

Rio Negro some, mar de lixo aparece

A descida das águas dos rios amazônicos tem deixado um cenário de “fim de mundo” em todo o estado do Amazonas.

Os flutuantes do igarapé do Tarumã deixaram de flutuar e agora estão atolados em lama.

A praia da Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Manaus, virou um deserto e foi interditada por representar risco à vida dos banhistas.

Em diversos pontos da cidade, os locais que antes eram cortados por igarapés hoje dão lugar a um verdadeiro mar de lixo. No Porto de Manaus, barcos e canoas estão encalhados entre garrafas pet, pneus, sacolas plásticas entre outros rejeitos.