BRASIL – O relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, apresentado nesta terça-feira (17) pela senadora Eliziane Gama (PSD-AM), aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o “autor intelectual” dos ataques perpretados por bolsonaristas contra as sedes dos Três Poderes.

Além de Bolsonaro, outros oito generais do Exército Brasileiro tem seus nomes arrolados no texto. Aparecem ainda a deputada federal Carla Zambelli, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Dos oitos generais, alguns são muito próximos ao ex-presidente, como o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, que foi candidato a vice de Bolsonaro nas eleições de 2022; o ex-ministro do GSI Augusto Heleno; e os generais Luiz Eduardo Ramos e Paulo Sergio. Eles fariam parte do que a relatora classificou como “QG do Golpe”.

A relatora pede no documento que Jair Bolsonaro seja indiciado por prática dolosa – ou seja, intencional – nos seguintes crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Juntas, as penas máximas somam 29 anos de prisão.