Manaus – O vereador de Manaus Carpê Andrade agrediu verbalmente profissionais de saúde da Maternidade Moura Tapajós na noite desta sexta-feira (20/10), tumultuando o atendimento, segundo profissionais do local.

De acordo com a denúncia, o parlamentar entrou na unidade hospitalar falando alto, invadiu os espaços onde os pacientes aguardavam ou eram atendidos normalmente, sem se importar com a privacidade das gestantes e o repouso das mulheres que haviam dado à luz no mesmo dia.

Toda a situação foi registrada pelas câmeras de segurança da maternidade.

O médico ginecologista Rodrigo Otávio Moraes de Oliveira registrou um boletim de ocorrência contra o vereador, no 8º Distrito Integrado de Polícia.

Ele informou no documento que o parlamentar estava descontrolado emocionalmente, tentou intimidar os profissionais da maternidade sem qualquer conhecimento de medicina e manteve o tom agressivo mesmo após os mesmos terem explicado o fluxo de atendimento, exibido em cartaz na própria unidade, e que segue as prioridades definidas pela medicina obstétrica.

No boletim de ocorrência, o médico Rodrigo Oliveira relata: “Por volta das dezenove e trinta (19h30), durante atendimento normal, identifiquei elevação de tom de voz na recepção da admissão, onde após a técnica (de enfermagem) abrir a porta, a mesma relatou que o Sr. vereador Carpê questionava as pacientes sobre o tempo de atendimento; o interroguei sobre o que estava acontecendo e relatei que a equipe diurna tinha realizado cinco cesarianas e que havia a possibilidade de termos mais seis procedimentos e que estávamos todos atendendo”.