BRASIL – A ex-deputada federal e jornalista Joice Hasselmann teve suas contas bancárias bloqueadas pela Justiça de São Paulo. A medida foi determinada como desdobramento de um processo em que Hasselmann foi condenada a pagar R$ 33 mil em idenização a Luiza Aguirre Nassif, filha do jornalista Luiz Nassif.

O processo foi aberto em 2017, após Joice publicar que Luiza estava em Nova York (EUA), liderando um protesto contra Sergio Moro, à época, juiz. A ex-deputada afirmou na publicação que o pai de Luiza recebia dinheiro ilícito de governos do PT.

No entanto, a filha de Luiz Nassif não estava em Nova York, muito menos liderando protestos contra Moro. O movimento era encabeçado por uma manifestante homônima, chamada Luiza Nassif Pires.

A filha de Luiz Nassif passou a ser alvo do ódio bolsonarista após as acusações infudadas de Hasselmann. No processo, ela afirma que Joice agiu de má-fé, pois, com uma simples busca na internet, poderia ter constatado que existem pelos menos oito pessoas com o nome de “Luiza Nassif”.

Perante a Justiça, a defesa de Joice Hasselmann afirmou ser uma profissional séria e ética, mas admitiu o que chamou de “equívoco compreensível”, devido a semelhança dos nomes, mas que não teve a intenção de ofender Luiza. A defesa ainda salientou que a publicação foi apagada e publicado um direito de resposta.

Apesar das alegações, Joice foi condenada e não pode mais recorrer da sentença, pois o processo transitou em julgado.

Mesmo com a condenação, a ex-deputada não fez o pagamento da idenização. A Justiça já havia realizado um bloqueio anterior, em 2021. Em agosto deste ano, um novo bloqueio foi realizado, na tentativa de quitar R$ 8.768,66 restantes da multa. No entanto, apenas 5 centavos foram encontrados no saldo bancário de Hasselmann.