Brasil – A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) informou, nesta quarta-feira (1), que denunciou o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto ao Ministério Público do Estado de São Paulo por possível transfobia.

A psolista tomou a atitude após receber denúncias de funcionários sobre “a demanda de atendimento de pessoas trans e travestis pela equipe cirúrgica” do HC.

Segundo o que foi relatado pelos funcionários, a deputada afirmou que “o Hospital não está realizando operações de mamoplastia de aumento em mulheres trans e travestis, mesmo tendo todo o aparato necessário para tal e realizando as mesmas operações em pessoas cis”.

A cirurgia consiste no aumento das mamas, com implante de silicone, e é bastante procurada por mulheres transgênero.

“São mais de 20 pessoas trans aguardando o encaminhamento para essa cirurgia que nunca é marcada ou realizada, aparentemente, por exercerem seu direito à identidade e de serem quem são”, afirmou Erika Hilton.

A deputada ainda disse que solicitou que se façam “as devidas diligências para que pessoas trans sejam atendidas”. Hilton afirmou que está buscando, em seu mandato, “acompanhar sistematicamente as demandas de saúde da população trans e travesti de São Paulo”.

Fonte: Revista Fórum