Brasil – A PC-DF (Polícia Civil do Distrito Federal) realizou uma operação nesta 3ª feira (7.nov.2023) contra um grupo suspeito de clonar o aplicativo de mensagem WhatsApp de ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão em Recife (PE) e 1 em João Pessoa (PB).

Segundo as investigações da PC-DF, os suspeitos clonavam os aparelhos, usavam imagens, nomes e informações dos ministros e pediam transferências bancárias para os contatos. A corporação não informou quais ministros do governo Lula tiveram o WhatsApp clonado. Eis a íntegra da nota sobre a operação Alto Escalão (PDF – 192 kB).

Em nota, a PC-DF também explicou o modus operandi dos suspeitos:

o grupo entrava em contato com diretores e presidentes de órgãos públicos e privados pedindo certa quantia para ajudar terceiros;
em seguida, pediam que as transferências bancárias fossem feitas por Pix;
depois, justificavam que não poderiam transferir para não vincular seus nomes e prometiam ressarcimento as vítimas.

A Polícia Civil do DF citou um caso em que os suspeitos tentaram aplicar o golpe contra um presidente de uma associação comercial do interior de São Paulo. Os supostos golpistas afirmaram que uma pessoa ligada ao ministro teria morrido e que precisaria passar alguns recursos financeiros para a família, mas não conseguia efetivar a transação.

O inquérito foi instaurado depois de boletins de ocorrências realizados pelos próprios ministros alvos da fraude. A operação realizada nesta 3ª feira (7.nov) contou com o auxílio das polícias civis de Pernambuco e da Paraíba.

Fonte: Poder 360