Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já anunciou data e local da sua próxima viagem internacional, a 16ª desde que tomou posse, há 11 meses.

Entre 30 de novembro e 3 de dezembro, o presidente estará em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-28).

Mais uma vez, Lula será acompanhado pela primeira-dama Janja. Essa é a primeira viagem internacional do presidente depois de realizar duas cirurgias, uma plástica e outra no quadril.

Ele avisou que, de Dubai, vai esticar a viagem e visitará Arábia Saudita, Catar e Alemanha.

A última vez que o presidente saiu do país foi para Cuba e Estados Unidos, em setembro.

Neste primeiro ano de seu terceiro mandato, o presidente esteve em todo os continentes, exceto a Oceania.

Lula diz que viajará pelo Brasil

Em suas últimas declarações, Lula tem dito que em 2024 dedicará sua agenda para viajar pelo país e se aproximar das principais demandas da população.

“A partir de 2024, é viajar o Brasil, é conversar com o povo, é fazer investimento na educação, no ensino médio”, declarou. “É fazer investimento na saúde, na geração de emprego, na cultura.”

Segundo o presidente, o intuito é conversar com prefeitos, governadores, sindicalistas, estudantes e jovens em geral para “colocar o Brasil definitivamente no centro da democracia em todos os países do mundo”.

No primeiro ano de mandato, o presidente já viajou por 21 países. Porém, importantes agendas no Brasil foram deixadas em segundo plano.

Um estudo realizado pela empresa Quaest revela que a população não tem visto as viagens internacionais de Lula com o mesmo entusiasmo do presidente. Entre agosto e outubro, a aprovação ao governo caiu de 60% para 54%.

Fonte: Revista Oeste