Amazonas – O Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), entregou, nesta quarta-feira (22/11), mais de 60 mil ovos para entidades assistenciais de Manaus.

Os ovos foram apreendidos pela fiscalização Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), no dia 16 de novembro, na rodovia AM-010, sem rotulagem e com indícios de fraude. Após a análise do Laboratório CQLab, foi constatado que os produtos podem ser consumidos, evitando o desperdício dos alimentos.

Segundo o coordenador do Pcodepa, José Pereira, toda apreensão que houver de produtos dentro das condições alimentares realizadas pela Adaf, tendo um valor nutricional para o consumo, serão repassados para o Pcodepa, visando atender as instituições cadastradas no Programa.

“Houve toda uma análise para verificar se os ovos estão em boas condições de consumo. Depois de quatro dias, eles nos deram um laudo perfeito para a alimentação, tendo um valor nutricional”, disse Pereira.

As entregas ocorreram no auditório do Sistema Sepror, localizado na Avenida Carlos Drummond de Andrade, bairro Japiim. Ao todo, foram beneficiadas 60 instituições socioassistenciais de Manaus, cadastradas no Pcodepa. Cada instituição recebeu três caixas, contendo 36 formas, tendo um total de 1.080 unidades de ovos.

“A distribuição dessa carga de ovos a instituições assistenciais segue uma determinação do governador Wilson Lima, no sentido de assegurar alimento na mesa da população mais carente”, disse o diretor-presidente da Adaf, José Omena.

De acordo com o representante da Associação Desportiva Libertad do Grande Vitória, Waldemar China, uma das entidades favorecidas, as doações vão beneficiar aproximadamente 320 famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

“Estou aqui para agradecer ao governador Wilson Lima e ao secretário de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, pela oportunidade de nossa associação ser contemplada por essa doação de ovos, nossa comunidade agradece”, diz Waldemar.

Pcodepa

O objetivo do programa é reduzir as perdas e desperdícios de alimentos e contribuir com a segurança alimentar e nutricional através da coleta de alimentos de fazendas de produtores rurais, de feiras e supermercados de Manaus, que não foram comercializados, mas que ainda estão em boas condições para o consumo, e os entrega às instituições socioassistenciais cadastradas, Mesa Brasil Sesc e cozinhas comunitárias, de modo a complementar seus cardápios e alimentar o público atendido.