Amazonas – Em meio a um cenário de situação de emergência causado pela forte estiagem que atinge o Estado, o prefeito do município de Carauari (787 KM de distância de Manaus), Bruno Litaiff Ramalho (MDB), anunciou que irá contratar a banda de forró Rabo de Vaca para apresentação na cidade neste fim de semana, sem divulgar o valor que será pago ao grupo musical.

Vale ressaltar que esta é a segunda festa realizada pelo município, que decretou situação de emergência há pouco mais de um mês. De acordo com o prefeito, mais de 2.000 famílias, que vivem em sua grande maioria da agricultura familiar e da pesca, estão sendo atingidas pela estiagem.

O anúncio de situação de emergência implica que o município de Carauari está recebendo verba estadual e federal. A realização dos shows está sendo duramente pela população.

“Como assim a prefeitura não tem recursos para ajudar as famílias que estão sofrendo com a estiagem, mas tem dinheiro pra fazer esse monte de festa?! “O dinheiro que deveria estar nos ajudando, tá enchendo o bolso de gente de fora. Nenhuma autoridade vê isso?”, disse uma moradora.

A metodologia do prefeito de anunciar shows em meio a uma situação de emergência.

“Com o decreto, a Prefeitura poderá contratar empresas e serviços sem licitação. A porteira está aberta para gastos que precisam ser acompanhados. Não há nenhuma postagem nos meios de comunicação da Prefeitura mostrando as ações em favor dessas famílias atingidas. É preciso dar transparência. O povo precisa saber quem foi alcançado e com o quê”, disse o cientista político Jack Serafim.