Brasil – Após uma pausa na agenda internacional para se recuperar de uma cirurgia no quadril feita em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está pronto para retomar suas viagens. Nesta segunda-feira (27), ele parte rumo ao Oriente Médio, onde participará da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 28). No roteiro, estão previstas passagens pela Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes e Alemanha.

Conforme previsto pelo Palácio do Planalto, o chefe do Executivo deve chegar em Riade, capital da Árábia Saudita, nesta terça-feira (28). No país, ele se encontrará com o príncipe herdeiro do trono saudita, Mohammed bin Salman. As principais pautas tratadas serão investimentos de fundos dos países do Golfo Pérsico, além de obras para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O petista prossegue para Doha, capital do Catar, na próxima quinta (29), onde encontrará o emir Tamim bin Hamad al-Thani e participará de um fórum com empresários. Na sequência, ele seguirá para Dubai, nos Emirados Árabes, para a 28ª edição da Conferência do Clima (COP) na próxima sexta (1°).

Lula finaliza seu tour em Berlim, na Alemanha, onde encontrará o presidente Frank-Walter Steinmeier e o chanceler Olaf Scholz a fim de tratar de acordos sobre clima, preservação ambiental e tecnologia.

Em sua comitiva estarão a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, além de convidados.

Fonte: Pleno News