Brasil – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta sexta-feira, o calendário oficial de pagamentos a aposentados, pensionistas e titulares de auxílios em 2024. O cronograma continuará levando em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador (após o traço). Confira abaixo:

O calendário do INSS para 2024 — Foto: Divulgação/INSSO calendário do INSS para 2024 — Foto: Divulgação/INSS

O INSS paga, mensalmente, 39.036.865 de benefícios previdenciários — sendo que 26.168.062 recebem até um salário mínimo e 12.868.803 ganham acima do piso.

No caso de quem recebe até um salário mínimo por mês, o pagamento continuará sendo feito entre os cinco últimos dias úteis do mês corrente e os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte, sempre liberando o dinheiro para um grupo por dia, a começar pelos que têm benefícios de final 1.

Para os que recebem acima do piso nacional, o pagamento acontecerá nos primeiros cinco dias úteis do mês, sempre para dois grupos por dia, a começar pelos que têm cartões de benefício com finais 1 e 6.

Benefício de dezembro

Vale destacar que o pagamento de dezembro será feito entre os dias 21 de dezembro e 8 de janeiro, para os que recebem até R$ 1.320. Os que ganham mais terão o dinheiro depositado de 2 a 8 de janeiro.

Aumento do salário mínimo

A partir de 1º de janeiro, o salário mínimo será corrigido, beneficiando também aposentados e pensionistas do INSS. Para esses segurados, o benefício reajustado somente será pago entre o fim de janeiro e o início de setembro. O depósito feito agora na virada do ano ainda será referente a dezembro, portanto, ainda sem correção.

Como consultar os valores

Para consultar o valor a receber, o segurado pode acessar o aplicativo ou o site meu.inss.gov.br. Quem não tem acesso à internet pode ligar para a central telefônica 135, Ao ligar, basta informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento é feito segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Fonte: Extra