A noite desta última sexta-feira (08/12) se fez plena no Largo de São Sebastião com a concretização do momento mais aguardado pelo público: a iluminação da árvore de Natal. Marcada por grandes estreias, a programação do “Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, contou também com apresentações musicais.

Na ocasião, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destacou as novidades da programação que ampliam as oportunidades para que as famílias visitem o espaço, e detalhou a concepção da árvore de natal, que este ano é moldada por uma grande tecnologia de luzes e elementos natalinos.

“A gente está usando um conceito muito tecnológico acima de tudo, diferente de tudo que a gente já fez. Outra novidade também é a questão da exposição de presépios que acontece na Casa das Artes. Nós temos o presépio aqui da frente do Teatro, que recebeu a benção do bispo D. Leonardo, que passou por aqui pessoalmente e fez essa bênção. E, dessa forma, a gente segue com as atividades, com muitos artistas se apresentando e uma ampla programação até o dia 6 de janeiro”, ressaltou Marcos Apolo.

Quem estava ansiosa para ver a decoração completa foi a dona de casa Gleiciane Pimenta, que aproveitou o momento para passear com a família no Largo. “É a segunda vez que eu venho e esse ano a decoração está ainda mais bonita. Hoje aproveitei para trazer a família toda”, contou.

Uma noite de esperança

Inédita na Casa das Artes, a Exposição de Presépios “Uma Noite de Esperança” ganhou a admiração do público. A mostra que comemora os 800 anos da criação do presépio, por São Francisco de Assis, montado em 1223, na cidade de Greccio, na Itália, é o resultado da parceria entre Secretaria de Cultura, a Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima e o Museu dos Capuchinhos.

Para o frei Raul Falcon, coordenador do Museu dos Capuchinhos, a parceria é um casamento que se realizou em um momento muito especial. “Aqui nós temos várias expressões, vários presépios de vários artistas também, que vão retratar a encarnação do Verbo, só que de uma forma plástica, que a gente chama, através das obras de arte. E é por isso que a gente fez essa comemoração em especial, que é tão importante para nós, franciscanos”, enfatizou.

Contemplando 45 obras provenientes de um concurso de presépios, além dos acervos do Centro Cultural Povos da Amazônia e da Igreja de São Sebastião, a exposição encantou a servidora pública Neia Souza, que veio de Rio Preto da Eva (distante a 138 quilômetros de Manaus) para prestigiar a programação. “Me admirei por conta das peças que são antigas, mas ainda estão em funcionamento, e porque não são daqui. Então, assim, toda a exposição chama a atenção, das minúsculas peças de papel, às mais variadas que são obras de artes antigas. É muito bonito”, declarou Neia.