Amazonas – Na 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas, visitantes e simpatizantes dos esportes equestres puderam conferir a etapa final do Campeonato Amazonense da prova de três tambores, que reuniu competidores de várias regiões do Brasil. A premiação dos competidores ocorreu no domingo (10/12), último dia do evento.

Com um prêmio total de R$ 20 mil para os campeões da prova de três tambores, a competição também concedeu medalhas e fivelas personalizadas para os demais destaques.

Realizada na primeira etapa do Parque Multiuso Eurípedes Ferreira Lins e coordenada pela National Barrel Horse Association Of Brazil (NBHA/Amazonas), com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), as competições foram realizadas na sexta-feira (08/12) e sábado (09/12), das 16h às 19h.

A prova envolveu velocidade e coordenação motora por parte do competidor, que precisa, junto com o animal, ultrapassar os três tambores em um tempo de 17 a 20 segundos, medido por um juiz da prova, em um dado percurso. Para se tornar campeão, os competidores precisavam obter os tempos mais rápidos nos dois dias do evento. Os resultados são somados ao final da competição para determinar os peões vencedores.

O presidente da Nacional Barrel Association do Amazonas (NBHA/Amazonas) destacou a importância do apoio do governo durante a competição “Quero agradecer ao governador Wilson Lima e ao nosso secretário da Sepror, Daniel Borges pela oportunidade da competição dos três tambores estar aqui nessa linda feira, nesse lindo campeonato que a gente está fechando o ano de 2023. Esse esporte é muito importante porque ele não só fomenta a cadeia produtiva toda do Amazonas no setor de equestre, como também fomenta para as pessoas que trabalham com ela. Então, muito obrigado, pela oportunidade que nos foi dada “, afirma.

A competição de destreza e agilidade equestre recebeu participantes em diversas categorias, incluindo Principiante, Infantil, Jovem, Aberta Light no primeiro dia de competição, seguido por Amador, Feminina e Aberta no sábado.

A ganhadora da categoria feminina, com o menor tempo de prova, comemorou a vitória. ” A gente se esforça tanto, treina tanto para isso. O esporte com animais aqui no Amazonas vem crescendo a cada ano. Isso é ótimo para nós que estamos envolvidos no esporte há tanto tempo. Já fui tricampeã amazonense e no ano que vem estarei me mudando para São Paulo para competir lá, representando nosso estado graças a todo apoio que estou recebendo”, destacou.

Com projeções de até duzentas inscrições vindas de competidores de diferentes faixas etárias, desde crianças de 5 anos até adultos e idosos de 75 anos. O evento celebrou a inclusão ao receber competidores com necessidades especiais, como autistas, demonstrando que é um esporte para todos.

Sanidade animal

Para garantir o bem-estar animal, a prova atendeu rigorosamente aos protocolos de segurança estabelecidos pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e o Conselho dos Animais. A sanidade dos cavalos da Raça Quarto de Milha é essencial, exigindo a apresentação de exames negativos para mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE) através do Guia de Transporte Animal (GTA).

Cabe à equipe de médicos veterinários, técnicos em agropecuária da Adaf, verificar antes dos eventos e durante as competições as instalações, exames dos animais e, principalmente, as condições de saúde deles para que estejam em condições de competir, sem causar nenhum dano à saúde dos mesmos, pois animais sadios não contaminam outros animais.

Fonte: Agência Amazonas