Brasil – A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) resolveu acionar o Ministério Público Federal (MPF) contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) alegando “ironia” contra o gamer não binário que venceu o eSports em uma categoria feminina.

Uma representação feita a pedido da parlamentar, que é mulher trans, foi enviada à Procuradoria dos Direitos do Cidadão acusando Nikolas dos crimes de transfobia, discriminação, violência e opressão contra o influenciador Nicolas “srN” Niederauer, de 16 anos.

O adolescente venceu o Prêmio Esports Brasil (PEB) nas categorias “melhor atleta feminina de Valorant” e “atleta feminina revelação”. O caso repercutiu muito nas redes sociais e o parlamentar mineiro fez questão de comentar.

– As mulheres estão perdendo espaço para homens que sentem mulheres – escreveu Nikolas, o que para Erika Hilton é caso de transfobia.

– Intencionalmente, ignorando o funcionamento da categoria que premiou srN, figuras como o deputado Nikolas Ferreira e páginas extremistas começaram a postar o vídeo da premiação de modo a incitar ataques, como se srN fosse um homem tirando o espaço de uma mulher. E isso não é verdade – disse a deputada em suas redes sociais.

NIKOLAS DIZ QUE IRONIA NÃO É CRIME

Ao saber que foi denunciado, Nikolas Ferreira comentou a notícia, dizendo que não há crime de “ironia”.

– Não ironizei. E ainda que tivesse: ironia virou crime? Ironia foi o que aconteceu nessa premiação. São os verdadeiros intolerantes: tudo o que eles discordam se torna crime. A verdade está sendo sufocada – escreveu o deputado.

Fonte: Pleno News