Mundo – O papa Francisco, sumo-pontíficie da igreja católica, usou as redes sociais nesta véspera de Natal para se pronunciar sobre as guerra em todo o globo. “Estamos próximos dos nossos irmãos e irmãs que sofrem por causa da guerra: pensemos na Palestina, em Israel, na Ucrânia”, escreveu o papa neste domingo (24/12).

As guerras em questão, uma no Oriente Médio e outra na Ucrânia, se estendem por períodos diferentes.

No Oriente Médio, ocorre desde 7 de outubro. Na Ucrânia, há passa de um ano.

O papa Francisco ainda relembrou que, apesar dos horrores das guerras que assolam regiões do globo e perpetuam situações de calamidade pública, também é preciso pensar nos que, muitas vezes, estão invisíveis: as pessoas que sofrem com a miséria, com a fome, e com a escravidão.

“Recordemos também aqueles que sofrem com a pobreza, a fome e a escravidão. Que Deus, que assumiu um coração humano, torne os nossos corações mais humanos!”, escreveu o pontíficie.

O papa segue as celebrações da igreja católica no Vaticano, com a tradicional Missa do Galo, que celebra o nascimento de Jesus.

A guerra no Oriente Médio

Até o momento, são mais de 20 mil mortos na Faixa de Gaza, oito mil destes sendo crianças, como resultado dos conflitos entre Israel e o grupo Hamas, desde 7 de outubro.

Há, ainda, 1,9 milhão de pessoas em situação de deslocamento forçado – esse número representa 85% da população. A ajuda humanitária em larga escala foi aprovada no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), na última sexta-feira (22/12).

Além disso, dados da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) revelam 134 funcionários mortos. Esse é o maior número de trabalhadores da ONU mortos desde 1945, data da sua fundação.

Israel teve 1,2 mil pessoas mortas durante o atentado do Hamas, em 7 de outubro.

Fonte: Metrópoles