Amazonas – A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 1.171 armas de fogo durante o ano de 2023, na capital e no interior. Além dos armamentos, também foram apreendidas 238 armas falsas. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

As ações resultaram na apreensão de 10.265 munições de diversos calibres, que foram encontradas com os armamentos durante as ocorrências. Entre as armas apreendidas estavam fuzis, rifles, carabinas, espingardas, revólveres e pistolas.

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, as apreensões foram realizadas em razão das operações deflagradas, do patrulhamento de rotina e de denúncias anônimas. Em algumas ocorrências, as armas de fogo foram encontradas abandonadas durante incursão em áreas de beco e de mata.

“Enalteço o empenho da nossa tropa em tirar das mãos de criminosos essas armas de fogo que são utilizadas para cometimento de homicídios e roubos. Nosso objetivo é reprimir ainda mais esses crimes reduzindo esses indicadores e, consequentemente, trazer mais segurança à população amazonense”, disse o comandante-geral.

Meses em destaque

Os dados apontam, ainda, que dezembro foi o segundo mês de maior apreensão pela Polícia Militar do Amazonas, totalizando 124 armas de fogo. E o mês de junho, que teve o maior registro, atingiu o número de 137 armas de fogo retiradas de circulação pela instituição.

Reforço do policiamento em dezembro

Na última semana do mês de dezembro, quando a população se preparava para as comemorações de fim de ano, a Polícia Militar do Amazonas apreendeu 23 armas de fogo em apenas 24h, em ações na capital e no interior. O desempenho foi resultado do reforço do policiamento naquele período em operações, entre elas a Natal Mais Seguro, que está atuando em áreas comerciais desde o dia 17 de novembro, com foco em pontos estratégicos como bancos, lojas, centros comerciais, mercados e supermercados de bairros e avenidas com intensa movimentação comercial.

Deste número, 12 armas de fogo foram apreendidas em apenas uma ocorrência da Força Tática, na zona leste. Na ocasião, nove revólveres de calibre 32 e nove de calibre 38 foram encontrados abandonados durante incursão em área de mata, localizada no bairro Tancredo Neves.

No mesmo dia, a Força Tática apreendeu cinco armas de fogo, sendo duas espingardas, uma carabina e duas pistolas, no município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus). A ação policial frustrou um confronto entre integrantes de organizações criminosas.

Na segunda semana de dezembro, policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) apreenderam cinco armas de fogo em menos de 24h, durante ocorrências nas zonas oeste e leste de Manaus. Entre as armas apreendidas, três foram pistolas, um revólver e uma arma de fabricação caseira.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

“Destaco que a população tem nos apoiado, por meio de denúncias, que são todas apuradas. Desse modo, pedimos para que continuem colaborando com o nosso trabalho, que é servir e proteger nosso Amazonas”, salientou o coronel Klinger Paiva.