Manaus – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza neste sábado e domingo (13 e 14/01), um mutirão de cirurgias de cataratas na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM). A ação tem como objetivo atender mais de 400 pacientes que aguardam o procedimento via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

Os pacientes passarão por uma triagem, onde serão realizados exames e consultas para avaliar a necessidade da realização da cirurgia. Após a avaliação, os pacientes serão encaminhados para a realização do procedimento.

O mutirão recebeu investimentos estaduais liberados pelo governador Wilson Lima, a partir de uma emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles (PL), no valor de R$ 500 mil.

“Hoje estamos iniciando os procedimentos oftalmológicos dentro de um mutirão, aqui no hospital Francisca Mendes, por conta de uma emenda parlamentar que eu destinei para a Secretaria de Saúde, logo teremos também esses procedimentos no interior do Estado. Nesse primeiro momento queremos atingir cerca de 400 pessoas que farão esses procedimentos. Graças a Deus, deu tudo certo, quero agradecer aqui o governador Wilson Lima e ao secretário Anoar Samad pela execução desse serviço”,  destacou o deputado.

Para o Secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, a doença afeta uma quantidade expressiva da população que necessita desse tipo de ação,  que acontece até o fim do mês. “A catarata é uma das causas mais frequentes de perda ou diminuição da visão temporária, sem dúvida alguma, uma das mais frequentes. O governador Wilson Lima vem investindo cada vez mais para a redução da fila de regulação e contamos também com a ajuda da Assembleia Legislativa, todo o mutirão tem um deputado ou dois nos ajudando, nesse, em especial a quem eu agradeço, o deputado Péricles, que nos ajudou também com a emenda para a realização desse mutirão” declarou Anoar Samad.

Dona Lindalva Lima de 68 anos, disse está muito feliz com a nova vida que terá daqui para frente. “Eu estou muito feliz, porque era uma luta, era muito difícil , eu usava óculos, eu fiz a raspagem no olho direito e pediram para eu aguardar,  aí me ligaram,  e não demorou, eu vim. Depois da cirurgia vou colocar lente” destacou.

A catarata atinge o cristalino, lente da parte interna do olho, que deixa de ficar transparente e passa a ser opaca, causando a perda gradual da visão. Se não tratada, a enfermidade pode causar danos à visão.

Esse mutirão não apenas alivia o sofrimento dessas pessoas com problemas de visão, mas também desempenha um papel fundamental na redução da fila de espera, permitindo que o sistema de saúde local atenda a mais pacientes de forma eficiente e oportuna.