Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um agradecimento aos militares do Exército, nesta sexta-feira (19/1), durante evento em que consolida a construção da Escola de Sargentos, na Zona da Mata de Pernambuco. Na cerimônia, o petista defendeu que é preciso celebrar as Forças Armadas pela preservação ambiental no local.

“Eu sei da vocação e da capacidade de luta dos nossos ambientalistas, sei de tudo isso. Mas o que a gente precisa fazer? A gente precisa agradecer alguma coisa. Se não fosse o Exército nesta área, ainda teria alguma árvore aqui ou tudo teria se transformado em favela, em ocupação desordenada?”, questionou o petista.

A agenda faz parte do primeiro “giro pelo Nordeste” do presidente, iniciado nessa quinta-feira (18/1). Durante a tarde, Lula segue para Fortaleza, onde estará na cerimônia em homenagem à criação do campus avançado do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. No fim do dia, ele retorna para Brasília.

Lula fez uma referência às críticas de ambientalistas ao projeto, instalado em uma área de preservação ambiental na região da Mata Atlântica.

Desde que assumiu, o chefe do Planalto tem feito aceno aos militares, na tentativa de equilibrar a relação com as Forças Armadas.

Obras inacabadas

Também no pronunciamento, Lula classificou a descontinuidade de obras públicas como uma das “desgraças” do país e condenou governantes que encerram processos de gestões anteriores na tentativa de “criar a própria marca”.

“Ou seja, parar com a pequenez de não pensar o Brasil. Nós encontramos este país com 10 mil obras paralisadas, eu estou inaugurando casa que eu comecei a levantar em 2010 e que ficaram paralisadas”, lembrou.

As agendas no Nordeste fazem parte da programação do petista para lançamento de obras com investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No ano passado, Lula prometeu que esse seria o foco deste segundo ano do mandato.

Fonte: Metrópoles