Amazonas – O número de casos confirmados de dengue no Amazonas subiu para mais de 1.300, segundo o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), na quinta-feira (15). O estado tem três mortes pela doença em investigação, conforme o Ministério da Saúde.

De acordo com o Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas, no período de 1º de janeiro até esta quinta-feira (15), foram 1.383 casos confirmados de dengue no estado por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos.

O Amazonas também contabiliza três mortes em investigação pela doença, segundo o Ministério da Saúde. As mortes foram registras em Coari, Lábrea e Manaus.

Com o informe, além de apresentar o total de notificações de casos suspeitos, a FVS-AM passou a divulgar casos confirmados de dengue por critério laboratorial ou clínico-epidemiológico.

A mudança na divulgação segue orientação do monitoramento nacional de arboviroses do Ministério da Saúde e representa um detalhamento epidemiológico necessário para melhor compreensão do cenário.

Vacinas começam a ser distribuídas

A FVS-AM começou a distribuição de doses da vacina contra dengue para Secretarias Municipais de Saúde, nesta quinta-feira (15). Ao total, o estado recebeu 78.760 doses e Manaus é o primeiro município a fazer a retirada dos imunizantes.

As doses foram recebidas pelo Amazonas no último sábado (10). Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde, como estratégia complementar ao enfrentamento à doença.

A vacina contra a dengue será destinada a 12 municípios do Amazonas:

Manaus,
Iranduba,
Presidente Figueiredo,
Rio Preto da Eva,
Barcelos,
São Gabriel da Cachoeira,
Careiro,
Nova Olinda do Norte,
Manaquiri,
Santa Isabel do Rio Negro,
Autazes,
Careiro da Várzea.

Prevenção à dengue

A estratégia mais eficaz de prevenção à dengue é evitar que o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, se reproduza. A eliminação de criadouros inclui evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.

Manter quintais e áreas ao redor das casas limpas e livres de entulho também é estratégico para reduzir os locais de reprodução do mosquito. A FVS recomenda, ainda, a estratégia de vistoriar semanalmente, em dez minutos, o espaço residencial ou profissional para eliminar criadouros.

Fonte: G1