Amazonas – Uma mês após o incêndio que destruiu a comunidade Bairro do Céu, na Zona Central de Manaus, a Polícia Civil ainda não finalizou o inquérito sobre o caso, nesta terça-feira (20). A tragédia ocorreu no dia 20 de janeiro, deixou mais de 300 pessoas desabrigadas e algumas das famílias ainda buscam benefícios para conseguirem moradia.

O delegado titular do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marcelo Martins, que investiga o incêndio, disse à Rede Amazônica que a investigação tem um prazo de 30 dias para ser finalizada mas, em alguns casos, é necessário mais dias para que o inquérito possa ser concluído.

“Inicialmente, as investigações tinham muitas informações desencontradas. Atualmente, a principal informação que obtivemos é que uma família de venezuelanos teria deixado seus filhos sozinhos em casa e uma panela com óleo teria fritado e causado o incêndio. Para tentar apagar o incêndio, eles jogaram água e quando se joga água no óleo quente, ele ao invés de apagar, ele alastra o fogo. Isso teria dado início ao incêndio, mas a gente ainda está colhendo provas nesse sentido e vamos aguardar a perícia para ver se confirma essa tese”, informou o delegado.

Ainda não há um prazo certo para que o inquérito sobre o incêndio seja concluído.

Moradores pedem apoio

Na ocasião do incêndio, a autônoma Lenice Arcanjo disse ao g1 que “só sobraram as cinzas”, ao se referir a como ficou a comunidade após ter sido destruída pelo incêndio.

Um mês depois, ela disse em entrevista à Rede Amazônica que está recebendo auxílio de R$ 600, mas que não cobre o que ela e outras famílias perderam no incêndio.

“Tem famílias aqui que perderam tudo. Nós nos encontramos nessa situação aqui hoje. Tem pessoas que fizeram doação, mas perdemos geladeira, fogão. Nada disso foi recuperado. Eu trabalho com venda de mingau. Meu local de trabalho era aqui, ficava mais fácil para me locomover. Quem puder nos ajudar, a gente não tem condições agora para comprarmos o que perdemos”, lamentou Lenice.

Incêndio destrói comunidade

O incêndio de grande proporções atingiu a comunidade do Céu, no Centro, Zona Sul de Manaus, no dia 20 de janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 30 casas foram destruídas pelo fogo. Não houve registro de vítimas.

Na ocasião, moradores informaram à Rede Amazônica que o incêndio começou por volta das 11h15 deste sábado, após um curto-circuito em uma residência. O fogo se alastrou rapidamente para outras casas da comunidade que possuíam uma estrutura de madeira.

Conforme os moradores, o incêndio teria começado após um curto-circuito em uma residência. O fogo se alastrou rapidamente para outras casas da comunidade que possuíam uma estrutura de madeira.

Fonte: G1