Brasil – A policial militar (PM) e influenciadora digital Sabrinna Silva, que matou o jovem Marcos Vinicius, durante uma perseguição policial no município de Governador Edison Lobão, no Maranhão, foi presa na tarde dessa quarta-feira (28/2). O rapaz, de 20 anos, foi morto com um tiro nas costas, em frente à própria casa, na presença da mãe.

Segundo a polícia, a vítima estava empinando em uma moto, prática conhecida como “grau”, quando foi perseguido pela policial.

Ela já havia sido afastada das funções desde o dia da morte do jovem, no último domingo (25/2), agora, ela foi presa temporariamente e levada para prestar depoimento na Delegacia Regional de Imperatriz.

O depoimento foi dado para o delegado Alex Coelho, que conduz a investigação. Além do processo criminal, ela também é alvo de um processo administrativo por parte da Polícia Militar do Maranhão, que apura a sua conduta na morte do jovem.

A defesa de Sabrinna Silva afirmou que “respeita a decisão judicial de prisão temporária sem, no entanto, concordar. Isso em razão da inexistência de fundamentos para tanto em virtude da Militar ter se apresentado espontaneamente e prestados todos os seus esclarecimentos”.

A defesa disse, ainda, que “confia na justiça e o tempo revelará todos os atos de probidade perpetrados pela servidora”.

Empinava moto

Segundo a polícia, Marcos Vinicius, 20 anos de idade, estava empinando a moto, quando foi perseguido. A prática é tipificada como infração gravíssima de trânsito pelo risco que provoca às outras pessoas.

No último domingo (25/2), o jovem teria sido flagrado “dando grau” e, ao ser abordado, teria desobedecido a ordem de parada e foi seguido.

De acordo com o Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem ‘estiver fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda’ estará sujeito a multa, suspensão do direito de dirigir, e ainda pode ter o veículo recolhido junto com o documento de habilitação.

O coronel Magalhães, comandante da PMMA do interior, informou que a guarnição, envolvida no caso, registrou ocorrência na delegacia relatando que um grupo de motociclistas estava em atitude suspeita, e a guarnição iniciou o acompanhamento tático, que terminou com a morte de Marcos Vinicius.

Marcos foi atingido com um tiro nas costas, na frente da própria mãe, na porta de casa, segundo a perícia oficial. Um dos tiros também acertou a moto da vítima, quebrando a corrente.

O jovem trabalhava como auxiliar de serviços gerais em uma fábrica de rações. Segundo os amigos dele, a moto que Marcos usava havia sido comprada assim que o jovem começou a trabalhar. Nos fins de semana, ele se divertia com os amigos fazendo acrobacias com o veículo.

PM é influencer

A policial Sabrinna Silva já era bastante conhecida na região de Governador Edison Lobão por também atuar como influenciadora digital nas redes sociais. Com mais de 87 mil seguidores nas redes sociais, ela costuma publicar vídeos de humor e, ocasionalmente, sobre a trajetória de vida até se tornar policial militar.

Sabrinna também faz publicidade para lojas e, em 2022, chegou a receber uma moção de aplausos da Câmara Municipal de Imperatriz em um caso envolvendo um assaltante em fuga, em abril de 2021. À época, Sabrinna deteve o assaltante, mesmo quando estava fora de serviço. Por isso, foi homenageada pela Câmara de Vereadores.

Atualmente, Sabrinna Silva é Cabo e atua no 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) de Imperatriz, cidade vizinha a Governador Edison Lobão.

Fonte: Metrópoles