Brasil – O empresário bolsonarista Frederico Carvalho foi preso na última quinta-feira (29) pela Polícia Federal em Palmas, capital do Tocantins, com um verdadeiro arsenal em sua mansão, com cerca de 70 armas, e centenas de milhares de reais em dinheiro vivo. Entre suas atividades golpistas, ajudou a organizar o bloqueio de uma ponte na rodovia TO-080, próxima a Palmas, durante os protestos contra o resultado das eleições de 2022.

Além de fornecer pneus para o bloqueio da ponte, ele também levou a família toda ao protesto. De acordo com a Polícia Civil local, em relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal, há provas de que seu carro foi visto chegando à mobilização em primeiro de novembro.

Carvalho foi alvo da 25ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga o braço “popular” do golpismo bolsonarista, ou seja, os empresários que financiaram e os militantes que protagonizaram crimes durante esse processo.

Nesta fase da operação, além de Carvalho outros sete investigados foram alvos de busca e apreensão por conta do mesmo bloqueio de estrada. Mas nenhum dele tinha tantas armas em casa. Nem tanta grana.

O trecho ficou ocupado pelos bolsonaristas por três dias, de 31 de outubro a 3 de novembro de 2022. Durante o período, a PF diz que os manifestantes tiveram o “controle da via” e decidiram quais veículos poderiam passar. Após o dia 3 o grupo se dirigiu ao 22º Batalhão de Infantaria do Exército, em Palmas, onde montou acampamento.

O empresário alega que levou os pneus ao local a pedido de terceiros e que o objetivo seria o de “organizar o trânsito”. Mas a polícia guardou vídeos publicados pela sua esposa nas redes sociais em 2 de novembro. Nas imagens ela dizia que o marido estaria na rua “lutando por um país” que não os “pertencia mais”.

Fonte: Revista Fórum