Amazonas – O CFAP é a unidade da Polícia Militar responsável pela formação de mil alunos soldados recém aprovados em concurso público.

Os idealizadores dos Jogos foram os Tenentes Coronéis Leandro Benevides e Idevandro Ricardo, respectivamente comandante e subcomandante do CFAP.

Segundo o Ten Cel Idevandro: “ Nós chegamos no CFAP com a missão de forjar novos policiais e o esporte faz parte desse trabalho. Hoje, os policiais militares em formação estão no CFAP estão passando por várias instruções e nós pensamos em trazer algo especial que também faz parte da formação do ser humano: o esporte.”

Ainda segundo o Subcomandante do CFAP, nos 44 anos de existência do CFAP, essa é a primeira vez que ocorrem os jogos militares competidos por alunos soldados, o que faz desse evento um momento único e histórico para a Polícia Militar do Amazonas.

Ao todo, participam desta primeira edição dos Jogos Militares do CFAP, mil alunos soldados, divididos em 5 companhias com 200 alunos cada, competindo nas seguintes modalidades:

Futsal
Futebol Society
Cabo de Guerra
Voleibol
Queimada
Basquete
Atletismo
Natação
Luta de Praia
Jiu-Jitsu Submission (NO-GI)
Tênis de Mesa
Xadrez
Dominó
Supino
Leg Press
Xadrez

A organização geral dessa primeira edição dos Jogos Militares, está sob o comando do Capitão Tasso Alves, que a descreveu da seguinte forma: “Para nós, este momento está sendo a realização de um sonho, especialmente para mim que dedico parte de minha vida ao esporte, especialmente às artes marciais. Os alunos soldados praticam diariamente o Treino Físico Militar e esta competição entre as diferentes modalidades esportivas representa, também, o resultado do trabalho árduo de preparar o corpo e a mente dos futuros Policiais Militares do Amazonas.”