Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta sexta-feira (15), a ascensão da direita política em vários países do mundo, como a eleição de Javier Milei na Argentina. Segundo o petista, o lado político oposto ao seu está colocando a democracia em risco.

– Em todas as lutas que a gente tem que fazer daqui pra frente, a gente tem que lembrar que o que corre risco no mundo hoje é a democracia, pelo fascismo, nazismo, extrema-direita raivosa, ignorante, bruta, que ofende e não acredita nas pessoas – afirmou.

E continuou:

– Temos que convencer o povo e os democratas que não é possível defender a democracia com fome, com racismo e com a desigualdade estampada na saúde, educação, nos transportes, de gênero, de raça, de tudo.

Durante cerimônia de anúncio de investimentos do governo federal no Rio Grande do Sul, Lula disse que não está acostumado a fazer política com “ódio”, como seus opositores fazem.

– A política está tomada por um ódio que certamente a maioria de vocês nunca tinha vivido. Não estávamos acostumados a fazer política assim – declarou.

Lula propôs brigar contra a direita, não atacando um governador ou um presidente, mas sim “brigar contra um pensamento perverso, malvado, que odeia”.

Fonte: Pleno News