Manaus – Na manhã desta terça-feira (26), diversos entregadores de aplicativo realizaram uma manifestação pelas ruas da cidade contra o projeto de regulamentação proposta pelo governo Lula. Eles se concentraram no bairro Manoa e foram até Avenida das Torres, na Zona Norte da capital.

Os entregadores reivindicaram que são contra a proposta do governo que muda drasticamente o formato de trabalho com a plataforma. Ao invés do trabalhador receber por corrida, irá receber por hora; a carteira de trabalho do motorista também deverá ser assinada pela empresa.

Os profissionais criticam o projeto de lei complementar 12/2024, reivindicando um maior valor do que o previsto para a remuneração básica, de R$ 32,10 por hora.

Além disso, a jornada de trabalho em uma mesma plataforma não pode ultrapassar 12 horas diárias. Os trabalhadores devem realizar ao menos 8 horas diárias para ter acesso ao piso da categoria.

O governo prevê arrecadar R$ 279 milhões por mês das empresas com o projeto. O texto foi enviado à Câmara dos Deputados para análise em regime de urgência. O prazo de resposta é até o dia 19 de abril. Na última semana foi aprovada a realização de audiência pública para debater a proposta.