Amazonas – No Dia Mundial da Saúde, neste domingo (07/04), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), lança um alerta: todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação, destinado a menores de 2 anos, estão com cobertura abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

São 10 as vacinas disponíveis no Calendário Básico de Vacinação com cobertura vacinal baixa. As doses são para prevenir a ocorrência de doenças, como algumas formas graves da tuberculose, hepatite, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, paralisia infantil, pneumonia, doenças pulmonares, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

“São doenças evitáveis que a população pode prevenir por meio da vacinação. Na oportunidade deste Dia Mundial da Saúde, alertamos para a importância dos pais e responsáveis manterem os esquemas vacinais atualizados. São vacinas que estão disponíveis à população de forma gratuita”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Os dados mais recentes revelam uma lacuna preocupante na cobertura vacinal, colocando a comunidade em risco de surgimento de casos de doenças imunopreveníveis (passíveis de prevenção por meio da vacinação). Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, destaca que a vacinação é uma das ferramentas mais poderosas à disposição para proteger a saúde pública.

“É importante que todos estejam com o esquema vacinal atualizado. A baixa cobertura vacinal pode deixar a população mais vulnerável à ocorrência de doenças e que podem deixar sequelas, como a paralisia infantil. A população não vacinada abre portas para que doenças possam voltar, como o sarampo”, acrescenta o responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo.

Coberturas vacinais

As metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Ministério da Saúde são de 90% para as vacinas BCG e Rotavírus e 95% para as demais vacinas.

Seguem a cobertura vacinal de imunizantes do Calendário Básico de Vacinação para menores de 2 anos de idade. Vacinas a serem aplicadas ao nascer: BCG (69,9%), Hepatite B (71,2%). Menores de 1 ano de idade: Febre Amarela (80,4%), Polio (VIP) (90,8%), Pneumo 10 (87,6%), Meningo C (75,7%), Penta (90,8%), Rotavírus (87%).

Vacinas para 1 ano de idade: Hepatite A infantil (80,8%), Tríplice viral – 1ª Dose (96,7%).