Brasil – Daniel Cravinhos, condenado a 39 anos de prisão pelo assassinato de Manfred e Marisia von Richthofen, pais de Suzane von Richthofen, voltou ao foco após a coluna True Crime, do jornal O Globo, divulgar uma carta do assassino a Andreas von Richthofen, irmão de Suzane e órfão de pai e mãe.

Agora, o jornalista Ullisses Campbell divulgou uma entrevista com Cravinhos, onde ele fala sobre o assassinato do casal, sua vida após a prisão, sua relação com Suzane e o motivo do contato com Andreas.

Em certo momento, Cravinhos é questionado sobre o que o motivou a cometer o assassinato. Alegando não poder “apontar um único motivo”, Daniel disse:

“Eu era tão idiota e imaturo na época que não tinha uma razão específica. Posso dizer que falhei não só com as vítimas, mas também com Andreas, com minha família e comigo mesmo. Se eu fosse homem e não um moleque, teria resolvido meus conflitos de outra forma.”

Em relação à teoria de que ele e Suzane planejaram o assassinato dos pais por serem contra o namoro dos dois, Daniel deixou claro: “Isso é a maior bobagem que poderíamos apontar como motivação.”

“As razões são um conjunto de fatores que incluem paixão, possessão, irresponsabilidade, impulsividade, descontrole, inconsequência, raiva, imaturidade e cegueira. Suzane mentiu, dizendo que o pai dela deu apenas um tapa em seu rosto. A verdade é que ela sofreu uma série de agressões em casa. Não estou justificando o crime, apenas relatando um fato que testemunhei para responder melhor à sua pergunta”, alegou.

Depois de tanto tempo, não é mais possível sustentar essa ideia [de que fui manipulado]. Não vou minimizar o que fiz. Muito menos serei um canalha e jogarei a culpa toda para cima dela [Suzane]
Daniel Cravinhos

“Não sou oportunista para, nesse estágio da vida, tirar o meu corpo fora para diminuir as minhas responsabilidades. Meu maior dilema é justamente esse: como fiz algo tão terrível sem ter sido forçado por ninguém?”, finalizou.
Assassinato dos von Richthofen

Em 2002, o casal Manfred Albert von Richthofen e Marísia von Richthofen, foram assassinados pelos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, a mando da filha, Suzane von Richthofen. Suzane, Daniel e Cristian planejaram um plano para simular um latrocínio e assassinar o casal Richthofen, assim os três poderiam dividir a herança de Suzane.

Suzane foi condenada a 39 anos e seis meses de prisão em regime fechado, mesma pena aplicada a Daniel Cravinhos. Cristian Cravinhos pegou 38 anos e seis meses de reclusão.

Fonte: Metrópoles