O campeão do BBB 24, Davi Brito, anunciou em uma live no Instagram na tarde desta terça-feira (7) que vai viajar para o Rio Grande do Sul. Ele pediu ajuda a seus conterrâneos de Salvador, na Bahia, com doações para o estado que está enfrentando uma tragédia com temporais e deixando diversas pessoas desabrigadas.

“Gente, estou indo a caminho do Rio Grande do Sul hoje. Vou pegar o voo agora à noite e amanhã de manhã, se Deus quiser, estou lá. Fazer o bem sem olhar a quem, não importa se eu sou rico, não importa nada. Estou indo para o Rio Grande do Sul e vou ajudar aquelas pessoas”, declarou o baiano.

Ele ressaltou que está indo cumprir seu papel e recebeu ajuda. “Uma empresa entrou em contato comigo e disponibilizou toda passagem para eu ir. Estou contando com o apoio de vocês Salvador, Bahia. Vou ajudar aquelas pessoas que estão lá. Vou fazer o meu papel, fazer a minha parte”, ressaltou.

Temporal no RS

Há 131 pessoas desaparecidas e 362 feridas em todo o Rio Grande do Sul. No total, 1.408.993 pessoas foram afetadas, 48.297 estão em abrigos e 156.056 estão desalojados nos 397 municípios atingidos pela chuva.

Ao menos 649 mil clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) estão sem água, enquanto mais de 450 mil estão sem energia, segundo a CEEE Equatorial e a RGE Sul. Quanto à rede telefônica e de internet, há 20 cidades sem serviços da Tim, 172 sem os da Vivo e 19 sem os da Claro.

As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública em 336 cidades. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, suspendeu as atividades até o dia 30 de maio.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Fonte: Rádio Itatiaia