O Exército da Coreia do Sul anunciou hoje que identificou mais de 200 balões lançados pela Coreia do Norte, contendo resíduos e excrementos. Esta descoberta ocorre poucos dias após Pyongyang ameaçar reagir à distribuição de propaganda anti-regime por parte de ativistas sul-coreanos.

Este é o maior número de balões desse tipo já detectados, superando os envios semelhantes em 2016 e 2018.

A detecção dos balões começou na noite de ontem, quando o Exército iniciou a vigilância de objetos voadores não identificados nas áreas fronteiriças das províncias sul-coreanas de Gyeonggi e Gangwon, conforme detalhado pelo Estado-Maior Conjunto (JCS).

A maioria dos balões ainda está no ar, mas os que caíram contêm resíduos e excrementos, segundo comunicado do JCS, que também descobriu o que parece serem temporizadores nos balões, destinados a fazê-los explodir.

Até o momento, os balões caíram em várias cidades de Gyeonggi e Gangwon, além do distrito de Guro, em Seul, e da província de Chungcheong do Sul, áreas mais afastadas da fronteira intercoreana.

Um dos balões foi encontrado no condado de Geochang, a 218 quilômetros ao sul de Seul e aproximadamente 295 quilômetros da fronteira.

O Exército sul-coreano aconselhou os residentes dessas áreas a não manipularem os balões ou seu conteúdo e a relatarem às autoridades militares ou policiais quando encontrarem algum.

Até agora, houve relatos de danos a uma estufa em Yeongcheon, localizada cerca de 250 quilômetros ao sul da divisão.