A Operação Fundo do Poço, conduzida pela Polícia Federal (PF), revelou que Jheniffer Hannah Lima de Macedo, filha de Eurípedes Júnior, presidente do partido Solidariedade e ex-líder do Pros, foi beneficiada com cargos, bolsas de estudos e viagens internacionais financiadas com fundos partidários e recursos da FOS (fundação do partido). Essa informação consta em um inquérito da PF.

Eurípedes Júnior é o principal alvo da operação, que visa desmantelar uma organização criminosa acusada de apropriação indevida de fundos partidários durante as eleições de 2022. As investigações indicam que o grupo desviava recursos através de despesas não relacionadas às atividades partidárias.

Jheniffer, que foi vice-presidente do Pros em 2022 e atualmente é secretária-executiva do Solidariedade, recebeu uma bolsa de estudos no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e fez diversas viagens nacionais e internacionais. Em fevereiro deste ano, ela viajou para Miami com o pai.

“Nas redes sociais, ela exibe um estilo de vida incompatível com seus rendimentos, incluindo um carro elétrico adquirido em meados de 2022, quando as contas do Pros foram esvaziadas pela referida organização criminosa”, diz um trecho do documento.

Tentativas de contato com Jheniffer Hannah Lima de Macedo não foram respondidas até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestações.

A Polícia Federal também descobriu que Jheniffer está envolvida em várias transações suspeitas de lavagem de dinheiro, especialmente em negócios imobiliários pagos com dinheiro em espécie.