
Nesta terça-feira (18), usuários do X ligados à esquerda iniciaram uma campanha contra o banco Nubank. Vários influenciadores incentivaram seus seguidores a cancelarem suas contas após a cofundadora da instituição financeira, Cristina Junqueira, divulgar um evento promovido pela Brasil Paralelo.
O evento em questão é uma palestra do psicólogo canadense Jordan Peterson, conhecido por suas posições conservadoras. Ele está no Brasil para palestrar em São Paulo e Porto Alegre.
Junqueira foi convidada pela produtora de conteúdo político de viés conservador para participar do evento e compartilhou isso em suas redes sociais. Como resultado, o nome do Nubank se tornou um dos assuntos mais comentados na plataforma de microblog.
Influenciadores radicais começaram a fazer várias acusações contra o banco digital, inclusive comparando-o a empresas nazistas.
“Todo mundo cancelando o Nubank. Já cancelaram o de vocês? Na Alemanha nazista, Hitler teve o apoio de empresários. Isso o ajudou a chegar onde chegou. O apoio da CEO do Nubank a grupos de extrema-direita não pode ser naturalizado! Bora cancelar e partir pra outra opção!” – escreveu um usuário.
Grandes contas também compartilharam a ideia, especialmente páginas já alinhadas com a esquerda, como Alfinetei, UpdateCjarts, PopTime e Otariano.
Muitos internautas divulgaram notícias falsas de que o Nubank teria patrocinado o evento. Contudo, essa informação não é verdadeira. A vinda de Jordan Peterson ao Brasil é uma realização da Delos Bureau e DC Set Group, com promoção da Fronteiras do Pensamento, Brasil Paralelo, Grupo RBS e Eletromidia.