Um capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Rafael Galvão da Costa, de 41 anos, foi baleado na cabeça e faleceu na manhã desta quarta-feira (3/7). O incidente ocorreu durante uma operação do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do Méier no Morro do Urubu, em Pilares, zona norte da capital, em um confronto entre policiais e criminosos.

Simultaneamente, na Cidade de Deus, zona oeste, outra operação policial resultou na morte de seis pessoas. Informações preliminares indicam que o capitão Galvão participava de uma ação contra traficantes do Comando Vermelho (CV), envolvidos em roubos de cargas e veículos na região.

Por volta das 9h, Galvão foi atingido por um disparo. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) no Centro do Rio.

Rafael Galvão da Costa ingressou na PM em 2009. Ele deixa a esposa e dois filhos. Em maio, foi promovido a capitão por bravura, após sua participação em uma ocorrência em março de 2023, na qual 15 homens foram presos e seis fuzis apreendidos, evitando a fuga de criminosos pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.