
Na última sexta-feira (5), internautas denunciaram o abandono do “Cemitério Nossa Senhora Aparecida”, localizado na Av. do Turismo, no Bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Segundo os relatos, o cemitério está invadido por vândalos e visitantes são frequentemente assaltados.
Os denunciantes informaram que o cemitério está sem a presença da Guarda Municipal e em condições deploráveis. Na última semana, uma mulher relatou ter sido assediada por um vândalo enquanto visitava o túmulo do marido.
Ela descreveu que o suspeito, fotografado caminhando entre as sepulturas, chegou a se masturbar na frente dela. “Nem os mortos têm paz, nem os familiares que vêm visitar as lápides. Corri para a guarita e não havia ninguém.”
Há também relatos de que os túmulos estão sendo saqueados e ninguém vigia as lápides. O chão está coberto de lixo e pedaços de cimento soltos, o que pode causar acidentes. Imagens de uma garrafa de cachaça no chão, latas usadas por marginais para fumar drogas e adornos furtados das sepulturas evidenciam o estado de abandono.
“É um risco. Tanto de assalto, quanto de estupro e depredação de veículos,” comentou uma visitante. A denúncia foi confirmada por uma jardineira que trabalha no local.
A imprensa tentou contato com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) para obter informações sobre a limpeza, segurança e manutenção do cemitério, mas não obteve resposta.







