Saullo Vianna, deputado federal eleito pelo União Brasil, recentemente rompeu com o partido e se alinhou a um grupo político em Parintins, situado a 369 quilômetros de distância. Na Câmara dos Deputados, conta com Mayumy Ines Alves Dias como sua secretária parlamentar desde agosto do ano passado, cujo salário mensal é de pouco mais de R$ 6,4 mil, conforme dados do Portal da Transparência.

Eleito em 2022 com o suporte financeiro do Fundo Eleitoral do União Brasil, Saullo agora contraria os interesses partidários ao apoiar a pré-candidatura de Mateus Assayag (PSD) em Parintins, onde o União Brasil tem a vereadora Brena Dianná como pré-candidata à Prefeitura.

Vianna, em Manaus, também está em oposição ao União Brasil, que apresenta o deputado Roberto Cidade como pré-candidato à Prefeitura. Saullo, por sua vez, endossa a reeleição de David Almeida (Avante). Em abril deste ano, Dermi Rayol, ex-chefe de gabinete de Saullo Vianna, assumiu a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

A “traição” política de Saullo Vianna não passou despercebida pela executiva nacional do União Brasil. No fim do mês passado, o presidente Antonio Rueda emitiu um comunicado proibindo membros do partido de apoiarem pré-candidatos majoritários de outras legendas.