
O Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, junto com os Bois Garantido (vermelho) e Caprichoso (azul), está prestes a ser reconhecido como uma manifestação da cultura nacional. A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei (PL) 2.610/2023, que busca esse reconhecimento. Agora, o texto retorna para a análise da Câmara dos Deputados.
Realizado há quase 60 anos na última semana de junho, o Festival Folclórico de Parintins é uma competição entre os Bois Caprichoso e Garantido. Um corpo de jurados avalia as performances de cada grupo para determinar o campeão. Na Arena do Bumbódromo, a 370 quilômetros de Manaus, o público, vestindo as cores de seu boi favorito, torce com entusiasmo.
A aprovação do texto na Comissão de Educação foi unânime, com todos os 15 votos a favor. Em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia reconhecido o Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins como patrimônio cultural imaterial.





