Na quarta-feira (10), um trágico acidente na Escola Municipal Embaixador Barros Hurtado, em Cordovil, deixou dois merendeiros feridos gravemente durante os preparativos para uma festa junina. Priscila Araújo Barbosa, de 32 anos, e seus colegas estavam preparando alimentos como cachorro-quente, pipoca e canjica quando uma panela de pressão explodiu repentinamente.

Priscila sofreu ferimentos severos no rosto, incluindo fratura de mandíbula, dilaceração do maxilar, corte extenso do nariz ao lóbulo da orelha, e perda de todos os dentes superiores do lado esquerdo. Devido à gravidade dos ferimentos faciais, os médicos realizaram uma traqueostomia para assegurar sua respiração, e ela permanece internada em estado grave no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.

“O estado dela é estável, mas grave. Ela vai precisar de apoio psicológico, fonoaudiológico, fisioterapêutico e bucomaxilofacial para recuperação dos dentes”, informou a irmã Juliana. Priscila trabalha como merendeira há cinco anos, sendo três na escola de Cordovil, e possuía experiência no manuseio dos equipamentos da cozinha compartilhada entre os turnos da rede municipal e estadual.

Além de Priscila, o merendeiro Luiz Paulo Soares, de 51 anos, também foi ferido no acidente, sofrendo queimaduras graves de segundo e terceiro grau. Ele recebeu tratamento médico e já teve alta hospitalar.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) afirmou que os colaboradores foram prontamente socorridos pela direção da escola e estão recebendo todo o suporte necessário. Uma sindicância foi iniciada para apurar as circunstâncias da explosão da panela de pressão, que segundo a SME, foi adquirida há menos de um ano.