Conhecido por ordenar a morte de policiais que combatem o crime organizado no Rio de Janeiro, Thiago Claudio Duarte Chagas, vulgo Thiago “Cachaça”, de 39 anos, foi preso durante uma megaoperação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil carioca. Apontado como um dos chefões do Comando Vermelho (CV), ele era um dos criminosos mais procurados do país.

Cachaça atuava na região para dominar comunidades locais e vender entorpecentes, mantendo um histórico de enfrentamento às forças de segurança. Ele consolidou seu comando do tráfico de drogas em pelo menos três comunidades, exibindo armas de fogo e ameaçando os moradores. Segundo a Polícia Federal, ele também é acusado de tentar matar um policial militar.

A equipe de policiais civis e federais cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Criminal de Barra do Piraí, no bairro São José do Turvo. Durante as buscas, foram apreendidos uma pistola 9mm, uma granada de mão ofensiva, uniformes táticos operacionais, rádios comunicadores e celulares.